domingo, 20 de maio de 2012

Câmara escura


Câmara Escura

Experimento – Câmara Escura : Anilton e Cristian.
Material utilizado: Fita isolante, prego, lata de Nescau, papel vegetal e uma vela.
Objetivo: Fazer a chama da vela se formar invertida (de cabeça para baixo), como imagem, no papel vegetal.
Modo de preparo: Pega uma lata de Nescau em uma dos lados fizemos um furo bem pequeno com o prego, para a luz passar, do outro lado (onde fica a tampa) retiramos a tampa e colocamos o papel vegetal, pegamos a fita isolante passamos na lata, de modo que a luz só passasse pelo furo feito com o prego. Após a vela estar acesa, colocamos a vela em frente ao furo da lata e a sua chama se projetou no papel vegetal só que invertida.
Conclusão: Pelo fato da luz se propagar em linha reta, a chama se projetou na folha vegetal, só que invertida, quanto menor o furo mais nítido será a imagem.
Informações adicionais: http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/09_27.asp

2 comentários:

  1. COMENTARIO DE VITÓRIA VARGAS: O objetivo deste trabalho que era entender mais a materia ópitca mostrando que pelo fato da luz se propagar em linha reta a chama se projeta na folha vegetal só que invertida, então quanto menor o furo melhor formada será a imagem. Os alunos como todos os outros se esforçaram e se sairam bem tanto na visibilidade do trabalho quanto na explicação

    ResponderExcluir
  2. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar de forma simplificada o conteúdo de ópitca.
    Quando a luz atravessa o pequeno buraco na lata ela se propaga em uma forma reta transmitindo a imagem da vela de forma invertida.O grupo soube explicar e desenvolver o trabalho de forma simples e objetiva.

    ResponderExcluir